salvaialmas


Biblia Sagrada
  • Voltar






05/04/2015
O Lenço dobrado
Uma tradição judaica



O LENÇO tem uma tradição de ser utilizado principalmente em eventos e importantes cerimoniais. Isto é, em variadas funções sociais, quer pela nobreza, classe média ou baixa, pela burguesia, etc. Além de fazer parte de um traje, até sofisticado, é usado como uma combinação no vestuário, também em acontecimentos importantes e formais, como casamentos, funerais, entre outros. 
Porque Jesus dobrou o lenço? Porque Jesus deixou os lençóis no sepulcro depois de sua ressurreição? 
Em João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo.  
A tradição – POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? 
Vamos refletir novamente... 
A Bíblia reserva um versículo inteiro, para nos dizer que o lenço, foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. 
Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. 
Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo João e disse ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." 
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver ... 
O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. 
Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado em outro lado. 
Para poder entender a significado do lenço dobrado, se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. 
O lenço dobrado tem a ver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia essa tradição. 
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. 
A mesa era colocada ao gosto de seu Amo e, o Servo esperava fora da visão Dele, até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não podia se atrever nunca, a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição. 
Diz a tradição que ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca, a sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". 
 
No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer: - "Eu voltarei!". 
A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado e cuidadosamente colocado na cabeceira do túmulo de pedra. 
Jesus disse que Ele está voltando! O recado nos foi dado claramente! Oro para que você seja abençoado com a paz e a alegria em saber que Ele está voltando e isso pode ser muito breve. 
Evangelho de São João, capítulo 2-7
 




MISSÃO SALVAI ALMAS
Cláudio Heckert, Confidente de Nossa Senhora, residente em Porto Belo, SC
Rua Maria Ramos Guerreiro 104, Vila Nova - CEP 88.210-000

Site: Missão Salvai Almas
Facebook:http://www.facebook.com/salvaialmasoficial
Youtube:http://www.youtube.com/user/SalvaiAlmasOficial
Apoio: Rádio e TV Auxiliadora


Artigo Visto: 4179

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br