salvaialmas



Diversos
  • Voltar






27/05/2020
O QUE É A CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA PELO TRATADO DA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA
Depois de conhecer melhor a Virgem Maria e a consagração total a ela, São Luís nos fala da vivência da “escravidão de amor”.



O QUE É A CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA PELO TRATADO DA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA

O método de consagração a Virgem Maria segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, tem três momentos distintos. Num primeiro momento, o Santo nos ajuda a conhecer melhor Maria e fala da necessidade da nossa consagração a ela. Depois, São Luís nos mostra como viver a consagração. No final, o Tratado nos dá um itinerário, um caminho, de preparação para a consagração. Este escrito sintetiza o método de consagração, que é semelhante a outros métodos, mas tem como diferencial uma teologia mais desenvolvida a respeito da devoção a Virgem Maria.

Nos primeiros capítulos do Tratado, São Luís Maria nos ajuda a compreender a devoção a Santíssima Virgem. Ele nos apresenta a pessoa de Maria no desígnio da Salvação e, consequentemente, em relação a nós. Segundo ele, a perfeita devoção a Nossa Senhora tem esse nome porque esta é uma perfeita consagração a Jesus Cristo. “Quanto mais uma alma se consagrar a Maria, mais consagrada estará a Jesus Cristo” (TVD 120). Esta consagração é a que mais nos conforma a Jesus porque nos conformamos a Maria, que foi a pessoa que mais se conformou com Ele.

Depois de conhecer melhor a Virgem Maria e a consagração total a ela, São Luís nos fala da vivência da “escravidão de amor”. Este método comporta dois tipos de prática espiritual. O primeiro tipo são as práticas exteriores, que são as orações propostas pelo Santo para o crescimento espiritual. Além disso, faz parte deste método de consagração ter um sinal exterior, como uma corrente, um anel, uma medalha, que não é obrigatório, mas é uma prática salutar. Quanto às práticas interiores, que são mais importantes, trata-se de uma mudança radical no nosso relacionamento com o Senhor e com a Virgem Maria. Quem se consagra por esse método deve fazer tudo por Maria, com Maria, em Maria e para Maria. Nestas práticas interiores está o segredo da eficácia dessa consagração para a nossa santificação e para o nosso crescimento espiritual. Devemos oferecer a Maria as nossas orações, jejuns, penitências, boas obras. Tudo que o que fazemos, entregamos nas mãos da Virgem Maria, para que ela, como Mãe de Jesus e nossa, ofereça a Ele nosso sacrifício.

No final do Tratado, São Luís apresenta os exercícios espirituais de preparação para a consagração total a Virgem Maria. Depois da preparação, para fazer a consagração, o método tem uma fórmula própria, que também está no final do livro. Algumas edições contêm também as orações preparatórias para fazer a consagração e outras orações que fazem parte da devoção mariana.

Assim, o método de consagração, segundo o Tratado de São Luís, nos ajuda a conhecer a Virgem Maria, a nos consagrar a ela e viver essa consagração. Trata-se de um método completo, pois nos dá a conhecer todas as etapas da consagração, permitindo que conheçamos cada uma delas. Por isso, este é um método excepcional para fazer a consagração total e para vivê-la bem. Por fim, o método do Tratado comporta a perseverança, por isso, aconselha-se que se retome a sua leitura sempre, como fez o beato Papa João Paulo II durante toda a sua vida. Ter o Tratado como livro de cabeceira é o segredo da santidade de muitos santos e santas. Por isso, queira fazer parte deste exército de escravos fiéis da Virgem Maria, que esperam com as lâmpadas acesas até a segunda vinda do Senhor (cf. Lc 12, 35).


MOVIMENTO SALVAI ALMAS
Cláudio Heckert, Confidente de Nossa Senhora, residente em Porto Belo, SC
Rua Maria Ramos Guerreiro 104, Vila Nova - CEP 88.210-000

Site: Missão Salvai Almas
Facebook:http://www.facebook.com/salvaialmasoficial
Youtube:http://www.youtube.com/user/SalvaiAlmasOficial
Apoio: Rádio e TV Auxiliadora


Artigo Visto: 725

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br