salvaialmas



De outros autores
  • Voltar






20/05/2015
Em preparação à festa de Pentecostes
Evangelho de São João Cap. 10 – versícs.15,26



Evangelho de São João Cap. 10 – versícs.15,26 – 16,4ª
 
       Irmãos e irmãs, com este trecho começamos a nos preparar para a festa de Pentecostes. Esta celebra o Dom do Espírito Santo aos Apóstolos depois da Ascenção de Jesus, e, em seguida, à Igreja toda. Nesta perspectiva, acho interessante apontar um detalhe importante: Duas vezes Jesus afirma que os discípulos devem ficar firmes na Fé quando acontecerem as perseguições. No mesmo tempo, Jesus afirma que o Espírito há de vir e será um defensor para os seus seguidores: Com efeito, a palavra Paráclito significa defensor em grego.
       Tudo isso significa que a defesa que o Espírito Santo proporciona aos cristãos nas perseguições no futuro, precisa da colaboração deles no tempo presente. Devemos nos preparar para enfrentá-las a fim de que a ajuda possa ser eficaz. Como isso? Escutando o ensinamento de Jesus! Com efeito, neste trecho se trata de lembrar de uma ajuda divina, isto é sobrenatural. 
       Na verdade, o apoio que Jesus nos proporcionar, não tem nada de mágico. Com certeza, se trata de uma ajuda divina, isto é, sobrenatural. Com tudo, supranatural não significa mágica. Subtende a nossa colaboração ativa. Na teologia, isso se chama sinergia, o que significa: A união das energias, no caso a nossa própria com a de Deus.
       Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que Jesus chama o Santo Espírito de Verdade. O próprio Jesus fala Dele mesmo dizendo: Eu sou a Verdade. Pois, o Santo Espírito não pode fazer o seu trabalho, isto é, nos lembrar a Verdade e nos introduzir na plenitude da Verdade se não tivermos prestado atenção ao ensinamento de Jesus nas Escrituras e a Sua presença em nossa vida. 
 
Pe. Philippe Roche
 


MOVIMENTO SALVAI ALMAS
Cláudio Heckert, Confidente de Nossa Senhora, residente em Porto Belo, SC
Rua Maria Ramos Guerreiro 104, Vila Nova - CEP 88.210-000

Site: Missão Salvai Almas
Facebook:http://www.facebook.com/salvaialmasoficial
Youtube:http://www.youtube.com/user/SalvaiAlmasOficial
Apoio: Rádio e TV Auxiliadora


Artigo Visto: 1939

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br