salvaialmas


Pequenos Cenáculos
  • Voltar






03/11/2010
Cenáculo do Santo Rosário e das Santas Missões em Brasília



O CENÁCULO DO SANTO ROSÁRIO E DAS SANTAS MISSÕES EM BRASÍLIA FOI DIVULGADO COM CARTAZES NAS SEGUINTES PARÓQUIAS DO PLANO PILOTO:
 
- SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
- PARÓQUIA SANTA EDWIGES
- PARÓQUIA DOM BOSCO
- PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
- PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
- PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
- PARÓQUIA N.S.DO CARMO
- PARÓQUIA N.S. DE GUADALUPE
- PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E N.S. DAS MERCÊS
- PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
- PARÓQUIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO
- PARÓQUIA BOM JESUS
- PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
- PARÓQUIA DO VERBO DIVINO
- PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO E SANTO EXPEDITO
- PARÓQUIA N.S. DA ESPERANÇA
- PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONSOLATA
- PARÓQUIA N.S. DAS GRAÇAS
 
 
Na maioria das paróquias a divulgação foi feita a pé, pois não possuo carro. Gostaria de ter divulgado entre as paróquias do Entorno também, mas o limite de tempo não permitiu. De qualquer forma procurei aproveitar as manhãs para fazer a divulgação, sendo que trabalho de tarde e pela noite.
 
A divulgação no site do Salvai Almas foi importantíssima, várias pessoas que eu não teria condições de convidar vieram, ou ligaram, ou mandaram e-mails.
 
Tivemos a graça de 72 pessoas presentes, inclusive pessoas das Cidades Satélites. Em Brasília, e principalmente na minha Paróquia, é incomum atrair este número de pessoas para eventos simples assim. Fiquei muito feliz com este resultado.
 
Logo que saí do trabalho  passei em casa e fui para a Igrejinha. Chegando lá, antes que alguém chegasse e me impedisse de fazer, usei 3 bancos para fazer uma "mini Escada para o Céu". Coloquei várias fileiras de cadeiras fora da igreja, que é bem pequena. Chegou então Frei Rubens. Disse que era exagero. Eu aguardava calado sabendo que seria o suficiente.
 
Providenciei 3 bancos de níveis diferentes para colocar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo, respectivamente.
 
Ao lado coloquei arranjos de flores, aproveitando alguns da própria igreja e outros que sobraram de umas bodas de ouro no dia anterior. Ficou bem bonito!
 
Aos poucos as pessoas foram chegando... Frei Jaime, sacerdote, e frei Marco chegaram também.  Os bancos foram sendo preenchidos.
 
Eu havia mandado confeccionar um banner com as figuras dos Sagrados Corações, e São Miguel Arcanjo. No centro o Ostensório. De um lado, à direita do altar, estava a escada com Jesus, Maria e São Miguel. De outro, à esquerda, o banner.
 
OBS: Ninguém, fora aqueles que me contataram, após verem meu contato no site, sabiam de minha ligação com o MSA (Movimento Salvai Almas). Aqui, a maioria dos Freis Capuchinhos são adeptos da Teologia da Libertação.  Alguns nem mesmo acreditam em purgatório. Causaria um grande conflito divulgar e eles nossa sintonia. Procurei,então, investir minha energia em propiciar a todos um momento de acolhida, de hospitalidade, de convívio, de formação e de oração, como é a proposta do Cenáculo: "Quem não vive para servir, não serve pra viver!"
 
O próprio fato do Cenáculo em si, já foi uma grande novidade para todos. Mesmo assim, me senti motivado a alguns meses atrás a propô-lo.

Aceitaram, até o momento eu não havia visto a agenda de Outubro de eventos do MSA. O único dia disponível na agenda da igreja e dos freis era a tarde do dia 23 de Outubro. Ao chegar em casa curioso, fui ver em Outubro, qual era a data prevista para os Cenáculos no site do MSA. Vendo que as datas eram dia 10 e dia 23, chorei. Elaborei logo a arte do cartaz, e pedi que os freis fizessem cópias.
 
Assim decorreu o Cenáculo
 
Fiz uma breve explicação sobre o que seria a proposta e o objetivo do Cenáculo,  a importância, benefícios e indulgências do Santo Rosário. Fiz uma conexão com a meditação do Santo Rosário, o seguimento e imitação de Jesus e a enorme devoção mariana de São Francisco de Assis, que seguiu fielmente a Jesus Cristo. Anunciei os passos do Cenáculo, a intenção geral, e o tema a ser refletido no dia: "DISCIPULADO MISSIONÁIO", baseado no Documento de Aparecida. Por fim, convidei os presentes a se prepararem interiormente, enquanto o ambiente era aspergido com água benta.
 
Segui-se a procissão, simples, ao redor da Igrejinha:

A VELA foi na frente, seguida da BANDEJA com as intenções escritas, da imagem de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, e dos fiéis. Ao final da procissão primeiro entraram a  Vela, os fiéis e por último a imagem de Nossa Senhora com as intenções, simbolizando a intercessão de Maria.
 
Frei Jaime deu início à exposição do Santíssimo. Cantamos o canto de louvor: "SIM, EU QUERO". Fizemos o sinal da Cruz cantado. Rezamos o Terço do Espírito Santo.
 
Frei Rubens proclamou a leitura de Lucas 10.
 
Primeiramente frei Rubens, depois frei Marco, falaram sobre o tema: "discipulado missionário"
 
Em seguida,convidei o grupo para a recitação do Santo Rosário.
 
Após a recitação, e meditação dos Mistérios, iniciou-se a Santa Missa, às 18h30min.
Terminamos com a Benção do Santíssimo Sacramento.
 
Anunciei que a partir de desta, iniciaríamos Cenáculos rezados em família, com datas já pré-marcadas, e que as famílias que se interessarem, deviam me procurar.
 
Interessantíssimo a abordagem das pessoas após o término. Muitas se mostraram saciadas, outras mais sedentas, mas no geral todos avaliaram positivamente. Algumas famílias já pediram que os próximos Cenáculos fossem em suas casas.
 
Durante todo o Cenáculo, uma moça traduziu integralmente o que se passava a um casal deficiente auditivos. Belíssimo. Eles 3 me abordaram depois atrás da igreja, pedindo explicações sobre o Cláudio, sobre o fim dos tempos, e que estavam com medo e assustados.

Eu dei algumas explicações breves, que cabiam no momento, mas pedi que continuassem a ler as mensagens e os artigos no site (www.missaosalvaialmas.com.br). E que dia 7 de Novembro a equipe do movimento estaria aqui. Mas que, sobretudo, não deveriam temer, mas sim esperarem firmes na fé, orando e vigiando, e procurando fazer penitências, como o jejum da língua, que é o mais difícil, e que tudo o que irá acontecer, é por um bem maior, para a purificação do mundo, para uma renovação, a fim de estabelecermos a comunhão definitiva com Deus Pai, na plenitude do Reino dos Céus, Novo Céu, Nova Terra.
 
Outras duas senhoras me abordaram e disseram que já fazem trabalhos em cemitérios por aqui, e que distribuem livros do Movimento entre os sacerdotes de sua paróquia. Eu disse que poderíamos nos unir e juntos darmos continuidade ao trabalho. Tanto elas quanto eu ficamos muito felizes de nos encontrarmos.
 
Os freis, disseram que se surpreenderam com a quantidade de pessoas, e perceberam uma boa aceitação dos paroquianos. Me deram liberdade de continuar o trabalho. Mas.....que eu deveria rever alguns conceitos. Conceitos estes de cunho escatológico... como eu já esperava que seria questionado, mas mesmo assim, fiz questão de pincelar durante a motivação que fiz, e durante as jaculatórias da queda das 8 barreiras. Não os questionei, pois no momento seria inútil.
 
Entretanto, a partir de agora, entre as famílias, poderei aos poucos começar a divulgar os livros, e a necessidade de rezarmos pelas almas e a conversão e penitencias urgentes que devemos fazer.
 
Para um começo, fiquei feliz, a Mãezinha estava na frente preparando tudo em meu auxilio. Tudo correu bem.... No meu íntimo, rezei em sintonia com todos aí.... 
 
 
PAZ E AMOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, AGORA E PARA SEMPRE! AMÉM.
 
 
Joaquim Senna
Leigo Fraternidade N. S. de Fátima

 

Clique Aqui para ver as fotos deste Cenáculo

 




MISSÃO SALVAI ALMAS
Cláudio Heckert, Confidente de Nossa Senhora, residente em Porto Belo, SC
Rua Maria Ramos Guerreiro 104, Vila Nova - CEP 88.210-000

Site: Missão Salvai Almas
Facebook:http://www.facebook.com/salvaialmasoficial
Youtube:http://www.youtube.com/user/SalvaiAlmasOficial
Apoio: Rádio e TV Auxiliadora


Artigo Visto: 4729

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br